Mocímboa da Praia – Um Ano nas Mãos do Governo
Agosto marca um ano desde a recaptura de Mocímboa da Praia pelas forças pró-governamentais. A reconquista de Mocímboa da Praia, que estava sob controlo insurgente há pouco mais de um ano, seguiu-se a uma bem-sucedida ofensiva liderada por tropas ruandesas que começou em Julho de 2021. Um ano depois, tanto a vila quanto o distrito de Mocímboa da Praia continuam a enfrentar enormes desafios em termos de restauração da segurança, reconstrução e condições básicas para o retorno de civis.
Para o governo de Moçambique, a reconquista de Mocímboa era imperativa para restabelecer a autoridade do Estado, e controlar a direção do conflito. Com uma base permanente na vila, os insurgentes representavam uma ameaça para os distritos vizinhos de Palma, Nangade, Muidumbe e Macomia. Também tinham acesso ao mar, de onde recebiam abastecimentos e novos recrutas, principalmente do litoral de Cabo Delgado e Nampula. O controlo do porto estratégico, vital para a logística do projeto de GNL liquefeito, colocou-o no topo da lista de alvos das forças ruandesas que chegaram em Julho de 2021. O aeródromo de Mocímboa da Praia, que também estava sob controlo insurgente, serviu para abastecer as tropas no norte de Cabo Delgado antes da tomada da vila pelos insurgentes. Também houve relatos de que a vila estava a ser utilizada para manter civis cativos, bem como mercadorias saqueadas durante o ataque de Março de 2021 a Palma.
A ofensiva que levou à recaptura de Mocímboa da Praia começou dias após a chegada das tropas ruandesas a Cabo Delgado. O ponto de partida foi o distrito de Mueda, cerca de 100 km a oeste de Mocímboa da Praia. As forças ruandesas, apoiadas pelas forças moçambicanas, não demoraram a colher o fruto de sua ofensiva. A 3 de Agosto, o comandante moçambicano, Bernardino Rafael, anunciou a recaptura do estrategicamente importante entroncamento de Awasse na N380 que liga a vila a Pemba a sul, e Mueda a oeste. Havia uma importante subestação na N380 que fornecia energia elétrica aos distritos de Mocímboa da Praia, Palma, Nangade e Mueda. Cinco dias depois veio o anúncio da tomada da vila de Mocímboa da Praia.
A ofensiva ruandesa continuou, particularmente nas densas florestas de Mocímboa da Praia. A maioria dessas operações ocorreu fora da cobertura mediática. Os poucos relatos das operações ruandesas em Cabo Delgado vieram da mídia ruandesa, que, além de ter acesso privilegiado às zonas de conflito, não mediu esforços para qualificar as operações ruandesas como um verdadeiro sucesso. Os avanços das forças ruandesas levaram o governo a vislumbrar um possível cenário pós-intervenção estrangeira. A 26 de Novembro, Nyusi lançou uma fase piloto de 13 companhias policiais, com o objetivo de proteger as capitais distritais nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula e, assim, lançar as bases para que as FDS liderarassem os esforços de contrainsurgência.
No entanto, em Janeiro de 2022, Mocímboa da Praia continuava a ser uma vila fantasma. Durante o controle insurgente, a vila foi saqueada e quase toda a infraestrutura pública e privada foi destruída. Foi relatado que, nessa altura, havia preparativos para o retorno da população. No entanto, isso não foi possível devido à situação precária em que a vila se encontrava. O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, até desaconselhou qualquer regresso a Mocímboa.
Essa posição mudou após as declarações feitas pelo CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, em Janeiro de 2022, quando disse que a TotalEnergies só voltaria a Afungi quando ele próprio fosse a Mocímboa da Praia e Palma e visse "que a vida voltou ao normal, com os serviços governamentais e a população lá". Desde então, o governo começou a pressionar pelo retorno dos deslocados de Mocímboa da Praia, mesmo quando havia setores do governo e organizações internacionais que advertiam contra tais iniciativas sem que as condições básicas fossem garantidas.
Em Fevereiro, o ministro da Defesa, Cristóvão Chume, sugeriu que havia condições de segurança favoráveis para o retorno em grande escala. Segundo Chume, o plano do governo seria criar as condições básicas para que, até o final do primeiro semestre, a maioria dos deslocados pudesse retornar às suas casas. No entanto, uma missão do Conselho de Ministros a Cabo Delgado em Março constatou a falta de condições primárias para o regresso de civis e funcionários públicos, e fragilidades na consolidação da segurança. Estas observações foram também feitas por alguns civis que estiveram presentes nas celebrações do dia de Mocímboa da Praia a dia 7 de Abril e disseram que havia restrições severas à circulação de pessoas na vila devido ao receio de infiltração de insurgentes. Outro constrangimento foi que as obras de reabilitação das infraestruturas danificadas ainda não tinham começado. O administrador de Mocímboa da Praia, João Saraiva, disse em Março num evento em Maputo que já havia um plano e orçamento detalhados para a reconstrução de Mocímboa da Praia, mas que havia falta de fundos. Apesar destes impasses, o plano de retorno das populações não parou. A 7 de Junho de 2022, a transferência dos deslocados para Mocímboa da Praia começou oficialmente. O primeiro grupo foi composto por 123 regressados que chegaram a Mocímboa da Praia provenientes do distrito de Palma, um processo levado a cabo pelas forças ruandesas e moçambicanas. Prevê-se que num futuro próximo mais regressados de Mocímboa da Praia sejam transferidos para os seus locais de origem.
As restrições ao movimento dos regressados, bem como a proibição da pesca e da agricultura, vigoraram até o final de Julho, agravando a segurança alimentar das pessoas que dependiam da ajuda fornecida pelas autoridades. Algumas pessoas que violaram essas restrições pagaram um preço alto. A 30 de Junho, às forças ruandesas mataram a tiro um civil que atravessava de um bairro para outro sem permissão das autoridades. Dias depois, e em circunstâncias semelhantes, outro civil foi alvejado pelas forças moçambicanas, ficando ferido. Essas situações indicam tensões na vila, bem como o medo das autoridades de infiltração de insurgentes.
A situação de segurança tornou-se ainda mais complicada pelos ataques dos insurgentes no distrito de Mocímboa da Praia. A 12 de Julho, os insurgentes atacaram a vila de Chitolo, a menos de 40 km da vila sede. Mais tarde, a 22 de Julho, atacaram a aldeia de Mitope, 35 km a leste da vila de Mocímboa da Praia, incendiando várias casas. Esses incidentes de violência indicam que a violência armada em curso ainda não foi completamente erradicada e exigirá mais trabalho e comprometimento das forças de segurança e defesa à numa altura em que as pessoas retornam e à medida que a escassez de suprimentos insurgentes continua.
Os deslocados de Mocímboa da Praia em Pemba estão a acompanhar o processo de regresso dos deslocados com expectativas e ansiedade. Há esperanças de que com o regresso da população, muitos negócios floresçam e as obras de reabilitação das infra-estruturas destruídas possam levar ao emprego de muitos jovens. No entanto, também antevêem dificuldades, pois terão de recomeçar a vida do zero, e poderão encontrar-se numa situação de extrema dependência.
Este artigo é excerto do Cabo Ligado Semanal, uma colaboração do Zitamar News, MediaFax e ACLED.